NOITE RUN DA NOITE DOS MUSEUS: DE LESÃO NO QUADRIL A 4,4 KM NO PRIMEIRO TREINO

Foto Acervo For Real Company do MARGS na Noite dos Museus

(Imagem em destaque: Acervo For Real Company via site da Secretaria Estadual da Cultura do RS)

Oi! Me chamo Olenka e sou corredora amadora desde 2009. Dia 28 de novembro eu completarei 49 anos. 

Dizem que perto dos 50 a gente desacelera. Eu escolhi correr em meio à arte e à história para mostrar o contrário. Irei participar da Primeira “Noite Run”, a corrida noturna de rua da “Noite dos Museus” que acontecerá em Porto Alegre no dia 29 de novembro de 2025.

São 4 e 8 km as modalidades da prova. Eu me inscrevi para os 4km, o que pode ser muita coisa para alguns, para outros uma distância risível. 

Entretanto, para mim é um desafio e uma celebração. Além do fato de estar chegando perto dos 50 anos e continuar me tirando da zona de conforto, eu estou de volta às corridas após uma lesão no quadril que estava me impedindo até de caminhar. 

Foram mais de 2 anos de trabalho para aliviar dores, alinhar o corpo e garantir que eu não retrocedesse no processo.

Só que me inscrevi em cima da hora e tenho pouco tempo. 


PRIMEIRO TREINO OFICIAL PARA A NOITE RUN: 49 ANOS CHEGANDO, SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR RETOMAR?

Como já sabe, meu negócio é treinar à noite e ontem foi o primeiro treino cronometrado, com cuidado no posicionamento de quadris, joelhos e lombar para evitar novas lesões e ter crises de dores novamente.

Fone nos ouvidos, tênis nos pés e fui! Para meu azar, esqueci a minha braçadeira e tive de correr com o celular na mão. Amadora!!!

Para marcar distância e tempo, gosto do aplicativo Relive. Ele tem sido meu companheiro há alguns anos e foi com ele que melhor me adaptei. Mas isso é do gosto pessoal de cada um.

O tênis que estou usando para treinar  é o Olympikus voa 2. Ele tem um custo benefício muito bom. Acho leve, confortável, tem a lingueta atrás que ajuda a calçar e absorve bem o impacto – e isso é fundamental para quem está voltando de lesão.

Meu objetivo no treino de ontem era o de pelo menos conseguir correr 2 km, sem me preocupar em ser rápida. A temperatura estava agradável, sem vento. Playlist a mil, iniciei o percurso. 

Esse primeiro treino foi em pista, não na rua, pois estava receosa de sentir dor e o carro estar longe. Foquei minha total atenção no posicionamento dos quadris, joelhos e da lombar, pois, quando desalinhados, causam lesões. 

Para minha surpresa, fechei 4,4 km em 30 minutos e 58 segundos de corrida. Me senti muito bem. Em certos momentos, consegui acelerar, sempre prestando a atenção na postura. E fez toda diferença isso. Mesmo com pace alto (8,5), a performance de corrida foi boa. Não fiquei sem fôlego, não senti dor no quadril durante o treino, e, Deus! Como foi bom sentir a endorfina rolando de novo, aquela sensação de euforia que me dá quando termino de treinar. Sim, as coxas ficaram doloridas, mas era o músculo trabalhando!

Considero que o treino foi um sucesso absoluto e, agora, é trabalhar para aumentar a minha velocidade e não ser atropelada pela ambulância que vai atrás no percurso da prova acompanhando os corredores (risos).

Claro que, enquanto eu corria, o céu estava me chamando. Aquele finalzinho de dia sempre me atrai, as cores são como ímã para meus olhos. Era hora de ver qual constelação havia me acompanhado no treino!


QUAL CONSTELAÇÃO ME ACOMPANHOU NO TREINO?

Assim que acalmei a respiração e a pulsação – foi rápido – abri o Stellarium e vi qual constelação estava mais perto do horizonte naquele horário. Ainda estava levemente claro no oeste. Como o céu estava com algumas nuvens, só pude saber quais estrelas estavam por ali com o aplicativo. 

Bem, duas apareceram para onde eu apontei: Scutum e Aquila.

Aquila ( a Águia), pelo que eu pesquisei, é visível aqui do hemisfério Sul em direção ao norte, de julho a novembro. Nos demais meses ela está nos céus no período diurno. Sua estrela mais brilhante é Altair (o olho da águia). Na mitologia está associada à águia de Zeus. Nos céus, fica ao norte de Sagitário (meu signo!). Essa constelação é antiga, “(…) foi uma das 48 constelações descritas por Ptolomeu no Almagesto”, segundo o site Starwalk Space.

Scutum (ou constelação Escudo de Sobieski): não é uma constelação grande e é relativamente nova. Quem descobriu e nomeou foi o astrônomo polonês Johannes Hevelius, para homenagear o rei da Polônia Jan III Sobieski, que derrotou os turcos otomanos na Batalha de Viena (1683). O nome completo era Scutum Sobiescianum = “Escudo de Sobieski”.

Foi um belo encerramento de treino, Aquila em breve não estará visível por uns meses!

Águia voando alto e escudo me protegendo. Depois de dois anos aguentando dores toda vez que corria – e, no auge da crise, até quando caminhava – , essas duas constelações vieram dizer a coisa certa na hora certa.


O QUE É A NOITE DOS MUSEUS E O QUE EU ESPERO DA NOITE RUN?

A “Noite dos Museus” é um evento cultural que acontece em Porto Alegre desde 2016. Essa será a 9ª edição. Das 18h à meia-noite, 38 espaços estarão abertos à visitação gratuita espalhados por 12 bairros da cidade. 

2025 será brindado com a primeira edição da corrida de rua, a “Noite Run”, uma prova de 4 e 8 km que vai passar pelo centro histórico da cidade de Porto Alegre, minha linda cidade natal que eu amo visitar de tempos em tempos. 

O percurso divulgado pela conta oficial da Noite dos Museus no Instagram é plano e provavelmente será bem tranquilo de completar. 

Além disso, com a revitalização do Centro Histórico da capital gaúcha, certamente será um atrativo a mais para a prova. A única coisa é que provavelmente o céu não estará visível por causa – principalmente – da poluição das luzes, mas isso é o normal em qualquer cidade.

A minha expectativa é de uma prova leve, divertida e muito bonita para apreciar. Eu gosto bastante do Centro Histórico, tem detalhes, texturas e tem memórias afetivas para mim também. Espero que seja uma noite quente!!!

Eu não poderia ficar de fora desse marco histórico! A camiseta é linda e vai ser daquelas que vale guardar como recordação. Só espero que tenha meu tamanho. Na inscrição eles dizem que é “cortesia” (mesmo a gente pagando por ela), então será que vai ter tamanho para todo mundo? Detesto quando fico com camiseta do tamanho errado, fica sobrando ou apertando no lugar errado!

Bom, primeiro treino feito, dor só muscular e expectativa, sempre fico meio nervosa com as provas, sei lá o porquê.

E aí? Vai participar da Noite Run ou outra prova por esses dias? Ou vai apenas começar a se mexer?

Manda um comentário ou email, vou gostar muito de saber!

Post escrito ainda suada, feliz e com as coxas queimando do bom jeito.

Sites que Consultei

www.noitedosmuseus.com.br

www.starwalk.space/pt

www.explicatorium.com

Deixe um comentário